Preciso mesmo de um Site Otimizado?

- Site Otimizado…    O quê é isso?    Será que eu preciso de um?
- Já tenho um site, que está bonito, e mostra minha empresa na internet de forma satisfatória.
- Pra quê eu precisaria de um “Site Otimizado” ???

Este é o pensamento da grande maioria das pessoas e, se você também pensa assim, analise bem todo o conteúdo deste site – principalmente desta página -, onde explicamos a diferença entre um “site” simplesmente e um “Site Otimizado”.

Sites Otimizados

Evolução dos sites de busca:

Você deve se lembrar do “Cadê?”, o principal mecanismo de busca da internet no início desta década. O “Cadê?” era um diretório de links, no qual você precisava cadastrar o seu site e escolher uma categoria para que o mesmo fosse listado mediante as buscas dos internautas; porém, a listagem era em ordem alfabética (por categorias) e, com o alto crescimento do número de sites na internet, os mecanismos de busca baseados em diretório de links ficaram inviáveis e praticamente desapareceram da internet.

É aí que entram os mecanismos de busca baseados em “robôs” que percorrem toda a internet mundial constantemente e ficam captando conteúdo dos sites de forma automática e copiando tudo para computadores ultra-potentes, capazes de armazenar todo o conteúdo de todos os sites do mundo. Assim, quando um internauta faz uma busca por algumas palavras-chaves em algum mecanismo de busca deste tipo, em poucos segundos ele obtém como resposta milhares de sites que atendam às suas buscas.

Mas, ainda assim, este sistema seria inviável se esses milhares de sites fossem listados por ordem alfabética ou aleatória ou por data de atualização ou por tamanho do site ou por outro critério qualquer – afinal, são milhares de resultados e, para que a busca seja eficáz, é imprescindível que os primeiros resultados sejam os sites que de fato mais atendam às necessidades do internauta.
Então o grande desafio dos mecanismos de busca atuais é que seus “robôs” sejam capazes de interpretar as informações contidas nos sites e, automaticamente, atribuir diferentes níveis de relevância para diferentes assuntos, de forma que quando o internauta faça uma busca por um determinado assunto (palavras-chaves), o mecanismo de busca mostre a listagem dos resultados por ordem de relevância para aquela busca.

Sites Otimizados

SEO para sites otimizados no BrasilO Google:

Muito bem. Partindo do princípio que o Google é o mecanismo de busca preferido por mais de 90% dos internautas brasileiros, a partir de agora vamos falar apenas deste gigante mecanismo de busca.
O “robô” do Google chama-se “googlebot” e tem milhares de critérios e regras para interpretar o conteúdo dos sites – esses critérios são a essência da “inteligência do Google”; e é através deles que o Google estabelece o nível de relevância para cada assunto em cada site na internet.

E o Google sabe que, ao fazer uma busca na internet, o internauta ficará satisfeito se os primeiros resultados forem realmente relevantes e atenderem às suas necessidades. Por este motivo, é também de interesse do Google que o “googlebot” consiga ler cada vez mais sites e também seja capaz de “entender” o conteúdo deles para filtrar sempre os melhores resultados para os internautas.

Sites Otimizados

Site Otimizado para o Google:

Sabendo disso fica mais fácil entendermos o que é um Site Otimizado para o Google:
Site Otimizado para o Google é aquele que foi construído de acordo com as diretrizes do Google e, portanto, será de fácil interpretação do robô do Google – o “googlebot”. Como resultado, este Site Otimizado será indexado de forma mais adequada pelo “googlebot” e terá mais chances de ser exibido com mais relevância nos resultados das buscas feitas pelos internautas no Google.

Mas…   e na prática, qual é a vantagem em ter um site otimizado?

Neste link [Resultado de um Site Otimizado] analisamos a audiência de um site otimizado e mostramos os resultados práticos através do  gráfico de estatísticas.