Resultados práticos

Para entendermos a diferença entre um “site” simplesmente e um “Site Otimizado pra o Google“, vamos analisar a tela de estatísticas básicas de um site (blog) pessoal – o VidadeViajante.com.br:

Estatísticas do blog Vida de Viajante em JUN-2008

Estatísticas do blog Vida de Viajante em JUN-2008 (clique para ampliar)

Analisando este gráfico das estatísticas do blog Vida de Viajante, podemos verificar um forte crescimento na audiência entre o período de 16 a 23 de junho de 2008, e também verificamos que as páginas mais acessadas do blog foram as que fazem referência ao “Salão do Turismo”.

Mas, a quê se deve este crescimento? Vamos pensar em três possibilidades:

  1. Propaganda impressa: o proprietário do blog investiu em folders e na distribuição dos mesmos em um evento.
  2. Propaganda online: o proprietário do blog investiu em publicidade através de banner em um grande portal.
  3. Google: o proprietário do blog publicou alguma matéria que despertou muito interesse nos milhares de usuários que fazem buscas através do Google e, como este blog é Otimizado para o Google, obteve uma boa relevância nos resultados das buscas para um determinado assunto que despertou o interesse do público no período em que a audiência cresceu.

Bem, claro que foi por causa do Google. Mas, como?
Este é um blog de Turismo, que publicou informações importantes sobre o  Salão do Turismo – evento nacional organizado pelo Ministério do Turismo em São Paulo no período de 18 a 22 de junho de 2008.

Apesar de ser um grande evento, que teve cobertura pela mídia nacional incluindo grandes veículos de comunicação como Agência Brasil, G1, Folha Online, O Estado de São Paulo, Ed. Abril, Terra e outros, o blog Vida de Viajante está bem otimizado e, por isso, conseguiu excelente colocação nos resultados do Google para este evento. Experimente e veja em qual posição este site aparece para a busca “Salão do Turismo” no Google.

Resultado da busca por "Salão do Turismo" no Google

Resultado da busca por "Salão do Turismo" no Google (clique para ampliar)

Isso explica o forte crescimento na audiência do Vida de Viajante no período de 16 a 23 de junho.

Resumindo: se o site não é otimizado para o Google, não adianta ser recheado de conteúdo interessante e ter o que o usuário busca, porque o Google não está vendo isso (ou está vendo mas atribui pouca relevância ao site que não é otimizado) e, portanto, não mostrará seu site no resultado das buscas feitas pelos internautas – ou mostrará em posições muito abaixo das normalmente consultadas pelos usuários, que são as 2 ou no máximo 3 primeiras telas de resultados.

Ou seja: se o site é otimizado para o Google, seu conteúdo pode aparecer com relevância nos resultados, e é daí que vem grande parte da audiência para o site – e sucesso para sua empresa!

Enfim, aí está a enorme diferença de sucesso (audiência) entre um “site” simplesmente e um “site otimizado para o Google”.

Já conhece os Recursos dos Sites Otimizados desenvolvidos por nós?